Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

MUITO OBRIGADO A TODOS DA GRANDE FAMÍLIA DERC!



Esta é a última edição de 2017 e da Diretoria do DERC biênio 2017-2018. A responsabilidade é imensa, particularmente em um período economicamente difícil do nosso país, mas preservamos as condições financeiras do DERC, realizamos dois excelentes congressos nacionais, dois também excelentes Simpósios Internacionais do DERC, mantivemos extrema regularidade nas publicações Revista do DERC e DERC News, além de muitas iniciativas realizadas durante o período.

Acredito termos cumprido com elevada qualidade as atribuições da Diretoria, e me cabe, enfaticamente, agradecer, sem exceção, a todos os seus membros pela dedicação e competência na incessante busca da nossa causa maior, a valorização do nosso grande DERC!

Adicionalmente, agradeço a todos os excelentes funcionários da SBC, particularmente, Danielle Ribeiro, Michele Moura, Marcele Faria, Karen Cristine, Karine Pieruccini, Vera Tenório, Flávia Daim e Valdinei Belchior pelo imenso apoio ao nosso Departamento da SBC.

Nossas atividades ainda prosseguirão na conclusão do excelente Livro do DERC, em fase final de elaboração.

Desejamos à nova Diretoria presidida pelo Dr. Tales de Carvalho, um imenso sucesso no período de gestão do DERC que agora se inicia!

Boas Festas a todos e Magníficos Anos 2018, 2019 e os muitos outros anos que se seguirem para os cerca de 2.000 membros da nossa Família DERC!

VIVA O NOSSO GRANDE DERC!

Salvador Serra - Presidente





DERC convidado e presente no I Simpósio Pernambucano de Ergometria e Cardiologia do Esporte do Departamento de Ergometria da SBC/PE



Promovido pelo Departamento de Ergometria da Sociedade Pernambucana de Cardiologia, sob a coordenação da Dra. Danielle Batista de Melo, o DERC foi convidado e participou ativamente do excelente I Simpósio Pernambucano de Ergometria e Cardiologia do Exercício, realizado no último dia 24 de novembro, na cidade do Recife.

Evidência de interesse foi demonstrada pelo auditório completamente lotado. A escolha dos assuntos, as apresentações e discussões dos diversos temas expressaram o elevado nível desta área da cardiologia naquele Estado. O DERC congratula os organizadores e participantes do evento, em particular a Dra. Danielle de Melo, pelo seu grande sucesso e agradece o convite à participação no excelente evento.

Auditório completamente lotado do I Simpósio de Ergometria e Cardiologia do Exercício do Departamento de Ergometria da SBC/Pernambuco.


A partir da esquerda: Drs. Carlos Eduardo Montenegro, Ricardo Quental Coutinho (Vice-presidente do DERC), Danielle Batista de Melo (Coordenadora do Departamento de Ergometria da SBC/PE), Salvador Serra (Presidente do DERC), Betty Maia Siqueira, Maria Inês Remígio, Fátima Buarque e Paulo Sérgio Oliveira (Presidente da SBC/PE).




DERC ATUA DA PREVENÇÃO PRIMÁRIA PRECOCE DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES REUNIÃO EDUCATIVA DO DERC PARA CRIANÇAS, PRÉ-ADOLESCENTES E SEUS PAIS



Com ênfase no valor da atividade física e do exercício físico, mas envolvendo intensamente a importância no adequado estilo de vida e o afastamento dos fatores de risco cardiovascular, o DERC realizou no último dia 27 de novembro na excelente Escola Municipal Metodista de Queimados, no município do interior fluminense de Queimados, uma palestra informal envolvendo crianças, pré-adolescentes e seus pais.

O objetivo maior consistiu em informar às novas gerações sobre comportamentos que possam contribuir na redução futura da atualmente muito elevada incidência das doenças cardiovasculares no Brasil. O auditório manteve-se lotado e com intensa participação e atenção de todos, sendo formuladas muitas perguntas pelas interessadas crianças.

Procurando-se utilizar palavras habituais aos jovens, a função do coração, das artérias, a doença aterosclerótica, a sua gravidade e, principalmente, o que devemos fazer para evitá-la, foram a tônica da palestra informal com ampla participação e direcionada aos participantes. As fotos abaixo expressam momentos da reunião no auditório da escola e evidenciam a grande atenção dos jovens pelo tema apresentado.


Auditório lotado, com intensa participação dos presentes através de perguntas frequentes, solicitação de exemplos, citação de condições familiares, respostas imediatas às perguntas para elas elaboradas, tudo realizado utilizando-se uma linguagem própria à faixa etária das crianças e pré-adolescentes. Excelente reunião!




CLIQUE SOBRE ESTA FRASE E ACESSE, INTEGRALMENTE, A NOVA E ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2017 DA SUA REVISTA DO DERC.



 

Caros amigos,

A última edição do DERCNEWS da nossa Diretoria é especial. Muito rica e cheia de informações para encerrar nossa participação.

Contamos com a colaboração de colegas excelentes, Dr. Maurício Rachid com artigo sobre pressão arterial e exercício, e Dr. Dalton Precoma, com comentários sobre novidades apresentadas em trabalhos relacionados a Teste Ergométrico no AHA, 2017. Além disso, um material especial sobre a História da Reabilitação Cardíaca no Brasil, enviado pelo Presidente Dr. Salvador Serra.

Gostaria de registrar que é uma grande honra ter feito parte desta Diretoria e ter colaborado neste Biênio, trazendo informação científica e integrando as notícias dentro do nosso DERC. Agradeço a oportunidade desta experiência riquíssima para mim, pois é transmitindo conhecimento que aprendemos. Espero que tenha sido útil e de agradável leitura a todos.

Dou as Boas-Vindas ao próximo Editor Dr. Mauro Santos Augusto, com votos de sucesso à nova Diretoria do Dr. Tales de Carvalho.

Desejo a todos um Natal de paz e um Novo Ano de muito amor em nossas corações, pois é a partir dele que somos capazes de construir uma vida melhor!

Um grande abraço,

A Editora

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
(Fernando Pessoa)


 

Sessão de Temas Livres: “Exercise and Stress Testing”, AHA- 2017, Califórnia-USA.
Dr. Dalton Precoma

   

Postexercise hypotension as a predictor for long-term training-induced blood pressure reduction: a large-scale randomized controlled trial
Wegmann M et al. Clin J Sport of Med
Dr. Maurício Rachid

   

“Reabilitação Cardíaca no Brasil”
Dr. Salvador Serra

   
 

dercnews@cardiol.br

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br