Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

No Congresso DERC de Florianópolis (www.congressoderc.com.br), a se realizar de 25 a 27/10/2018 no Costão do Santinho, ocorrerão grandes inovações, dentre as quais uma sala exclusiva para a discussão do Tratamento Clínico Pleno, ou seja, a junção do Tratamento Farmacológico Otimizado com Mudanças Estruturadas de Estilo de Vida com ênfase na Prescrição Individualizada de Exercícios Físicos. Serão sessões que abordarão o estado de arte na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, doença coronária, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, miocardiopatias, cardiopatias do atleta, diabetes mellitus, repercussões cardíacas do tratamento oncológico etc. Em outras duas salas haverá sessões mais convencionais destinadas às grandes áreas do DERC: Ergometria/Ergoespirometria, Cardiologia do Esporte, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica e Cardiologia Nuclear, ao lado de sessões inovadoras sobre ECG de atleta, peculiaridades na avaliação e tratamento das doenças cardiovasculares da mulher e das cardiopatias da criança e adolescente.

Garantindo o brilho do Congresso, já temos a confirmação de imperdíveis participações de três palestrantes internacionais que estão entre as principais autoridades mundiais em suas áreas de atuação: Salvador Borges-Neto (Professor de Medicina e Radiologia da Duke University Medical Center, autoridade em Cardiologia Nuclear), Sanjay Sharma (Professor e pesquisador do St George's University of London, autoridade em cardiopatias de atleta, diretor médico da Maratona de Londres) e Josef Niebauer (Professor e pesquisador da Paracelsus Medical University Salzburg-Austria, Institute of Sports Medicine, Prevention and Rehabilitation).

Agende já o Congresso DERC 2018 (www.congressoderc.com.br), que certamente será um acontecimento inesquecível!

Saudações derquianas,
Tales de Carvalho
Presidente do SBC-DERC biênio 2018-2019


 

A atual edição do DERCNEWS traz em destaque um tema atual e de extrema importância: A Decisão Compartilhada na Medicina. Uma verdadeira quebra de paradigma na forma presente de pensar sobre a matéria que tem sido discutida nas principais sociedades médicas do mundo. No Brasil, na área da Cardiologia do Exercício e do Esporte, a discussão tem sido brilhantemente capitaneada pelo ilustre Professor Cláudio Gil Soares de Araújo. Em março desse ano, no American College of Cardiology, ele palestrou sobre "shared-decision making" em relação à prática de exercício e esporte por indivíduos, atletas ou não, que tenham alguma anormalidade cardiovascular e, mais recentemente, no Mini Fórum da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, organizada pela câmara técnica de Medicina Desportiva do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ).

O artigo de opinião do Professor Cláudio Gil Soares de Araújo nos traz uma reflexão sobre a tomada de decisão médica baseada em evidências, onde o médico sai do papel de juiz para o de perito. Leitura imperdível! Aproveitamos para agradecer a inestimável e valorosa colaboração do professor Cláudio Gil ao DERCNEWS!

Mauro Augusto dos Santos
Editor do DERC News

 
 

Decisão compartilhada em Cardiologia do Exercício e do Esporte: mudança de paradigma*
Claudio Gil Soares de Araújo

   
 

dercnews@cardiol.br

msaugusto@terra.com.br

tales@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br