Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Prezados colegas,

Anotem em suas agendas, pois vocês estão convidados para os imperdíveis eventos científicos do SBC/DERC que acontecerão neste segundo semestre de 2018.

Em 28/7, de 14 às 15 horas, durante o XLV Congresso Paranaense de Cardiologia, haverá o Simpósio do DERC, que contará com a discussão de dois interessantes casos clínicos e a conferência “Tratamento clínico pleno da DAC: o grande desafio”.

Em 18/8, de 10:30 às 12 horas, durante o Congresso da SOCERGS,a ser realizado em Gramado-RS, ocorrerá o Fórum DERC/SBC, com palestras sobre Cardiologia do Esporte e Teste Cardiopulmonar; Genética e Exercício; e Prevenção.

Na manhã do dia 14/9, entre 9 e 12:30 horas, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia em Brasília, será realizado o já tradicional Simpósio do DERC, que contará com ampla programação, contemplando todas as áreas de atuação do departamento.

Finalmente, de 25 a 27/10, em Florianópolis-SC, no aprazível Costão do Santinho, será realizado o XXV Congresso Nacional do DERC, que contará com a presença de renomados convidados internacionais.

Em todos estes encontros, eu e os demais palestrantes estaremos à disposição de vocês para uma discussão que permita uma boa troca de experiências.

Cordiais saudações derquianas,

Tales de Carvalho
Presidente do DERC


 

Na atual edição do DERC News destacamos o convite para o XLV Congresso Paranaense de Cardiologia, nos dias 27 e 28 de julho de 2018. Na programação do congresso ocorrerá no sábado dia 28/07, às 14h00 o Simpósio do DERC, com uma programação dinâmica, o Simpósio terá a discussão de dois casos clínicos e uma mini-conferência proferida pelo Dr. Tales de Carvalho, presidente do DERC, com o tema Tratamento clínico pleno na DAC: o grande desafio. Evento tradicional e imperdível da Cardiologia do Paraná! Abaixo a programação do Simpósio do DERC.


O programa científico na íntegra encontra-se no site oficial do congresso: https://www.cardiolpr.com.br/home.asp

Na educação continuada trazemos um artigo baseado na tese do Dr. José Antônio Caldas Teixeira, com a colaboração do Dr. Ricardo Vicvaqua Cardoso Costa, sobre a aplicação do teste de 6 minutos (T6m), em especial nos pacientes com insuficiência cardíaca, demonstrando que nos cardiopatas mais graves, o mesmo pode ser considerado um teste máximo. Ressaltam também o valor prognóstico do T6m nessa população. Leitura imperdível!

Mauro Augusto dos Santos
Editor do DERC News

 
 

Teste de Caminhada de Seis Minutos
Dr.Ricardo Vivacqua Cardoso Costa - Médico do Hospital Pró Cardíaco Américas Serviços Médicos.
Dr. José Antonio Caldas Teixeira – Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Diretor Clínico da Clínica Fit Labor/Fit Center

   
 

dercnews@cardiol.br

msaugusto@terra.com.br

tales@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br