Caso não consiga visualizar este email, clique aqui
 
 
     
 
 
 

Caros leitores,

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, será celebrado o Dia Mundial do Câncer e a SBC alerta para a importância da interação entre a cardiologia e a oncologia para a melhor evolução dos pacientes. O tratamento oncológico pode colocar o coração em risco de diferentes maneiras. Segundo a cardio-oncologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo, vice-presidente do Grupo de Estudos de Cardio-Oncologia da SBC, todo o sistema cardiovascular pode ser impactado não somente pelo tipo de terapia realizada, mas até mesmo pelo próprio câncer, devido ao próprio processo inflamatório da doença. Veja reportagem na íntegra nesta edição.

Vitória para a ciência! A International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), que integra o portfólio de periódicos da SBC, conquistou, no mês de janeiro, a indexação na base Scopus, que pertence ao grupo editorial Elsevier e é a maior indexadora de conteúdo científico no mundo. Uma das principais vantagens em ter um periódico indexado à base é a visibilidade internacional que a estrutura da Scopus proporciona.

E mais: inscrições para temas livres no 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia serão abertas na segunda quinzena de fevereiro. O fato de o evento ocorrer junto com o mundial será um atrativo a mais para que se tenham trabalhos de alta qualidade desenvolvidos no Brasil e no exterior. Confira entrevista com Wilson Nadruz, coordenador da Comissão de Temas Livres do congresso.

Boa leitura!

João Fernando Monteiro Ferreira
Presidente do Conselho Administrativo da SBC

 
 
 
 
  Já está em vigor novo modelo de governança da SBC É preciso tratar o câncer sem esquecer do coração

Em atenção ao Dia Mundial do Câncer, em 4/2, SBC alerta para a importância da interação entre a cardiologia e a oncologia para a melhor evolução dos pacientes.

Leia +

 
  Inscrições para temas livres no 77º CBC serão abertas na segunda quinzena de fevereiro Inscrições para temas livres no 77º CBC serão abertas na segunda quinzena de fevereiro

O fato de o congresso brasileiro ocorrer junto com o mundial será um atrativo a mais para que se tenham trabalhos de alta qualidade desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Leia +

 
  Sócios adimplentes têm acesso ao conteúdo completo do 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia Sócios adimplentes têm acesso ao conteúdo completo do 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Programação da edição 2021 já está disponível. São mais de 95 horas de atividades para atualização profissional.

Leia +

 
  IJCS agora tem indexação na Scopus IJCS agora tem indexação na Scopus

Trata-se do maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares. Além de aumentar a visibilidade da publicação, a indexação da Scopus é também a comprovação da qualidade da revista para os membros da comunidade científica.

Leia +

 
  Tratamento de doenças cardiovasculares não pode parar Tratamento de doenças cardiovasculares não pode parar

SBC segue promovendo a campanha de conscientização “Parou por quê?”, que alerta a população de que doenças do coração matam mais que o dobro de todos os cânceres juntos no País.

Leia +

 
  SBC convoca novos voluntários para o projeto SOS Coração Amazonas SBC convoca novos voluntários para o projeto SOS Coração Amazonas

Ação solidária consiste na implementação da telecardiologia para auxiliar no atendimento prioritário aos pacientes com doenças cardiovasculares.

Leia +

 
  Curso avançado à distância sobre eletrocardiografia Curso avançado a distância sobre eletrocardiografia

Capacitação concedida pela Universidade do Coração objetiva estimular o profissional a rever os novos conceitos da vetoeletrocardiologia na última década.

Leia +

 
 
  World Heart Federation diz que nenhuma quantidade de álcool é boa para o coração World Heart Federation diz que nenhuma quantidade de álcool é boa para o coração

Dados do Vigitel 2020 também indicam que aumentou a frequência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Leia +

 
 
  SBC envia ofício ao MS SBC envia ofício ao MS

Entidade manifesta sua participação em discussões sobre modelo de remuneração na Cardiologia do SUS.

Leia +

 
 
 
 
 
 
 
  400 mil pessoas morrem anualmente por causa de doenças cardíacas

Enfermidades cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade em todo o mundo.

Leia +

 
  A Covid-19 e o coração dos jogadores de futebol: ‘A vacina é segura’

PLACAR ouviu especialistas em cardiologia para explicar eventos como o de Agüero e Erikssen e possível relação com o coronavírus.

Leia +

 
  Miocardite pós-covid: entenda o afastamento de Davies, do Bayern de Munique

Jogador canadense foi diagnosticado com condição cardíaca após testar positivo para Covid-19. Miocardite pode ser sequela da infecção.

Leia +

 
 
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
     
  SBC-BA realiza primeira edição do Cardio CTC

Leia +

  Solenidade de posse da gestão 2022/2023

Leia +

  SOCESP promove conteúdo informativo voltado para a população

Leia +

 
     
  Nova diretoria do Departamento de Cardiogeriatria toma posse

Leia +

 
 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Celso Amodeo; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho.
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos e Carolina Gonçalves Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.