Caso não consiga visualizar este email, clique aqui
 
 
     
 
 
 

Caros leitores,

No último dia do mês de fevereiro foi celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes em todo o mundo; 80% delas decorrem de fatores genéticos. A presidente do GEDORAC – Grupo de Estudos em Doenças Raras com Acometimento Cardíaco da SBC, Sandra Marques e Silva, fala que há algumas doenças raras que se manifestam principalmente no coração, como a Doença de Fabry. Leia a matéria na íntegra nesta edição.

A vice-presidente do Conselho Administrativo e presidente do Congresso Mundial de Cardiologia 2022, Andréa Araujo Brandão, conta detalhes da organização do evento, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, em conjunto com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

E mais: Apesar de proibido no Brasil, o cigarro eletrônico já está na quarta geração e seu uso vem crescendo em ambientes de festa, bares e restaurantes, principalmente por jovens. Seus efeitos na saúde já são comprovados. O equipamento gera partículas ultrafinas que conseguem ultrapassar a barreira dos alvéolos pulmonares e ganhar a corrente sanguínea, fazendo o corpo reagir com uma inflamação. Saiba mais a seguir.

Boa leitura!

João Fernando Monteiro Ferreira
Presidente do Conselho Administrativo da SBC

 
 
 
 
  SBC debaterá estratégias de assistência cardiovascular de alta complexidade no SUS Presidente do Congresso Mundial de Cardiologia 2022 antecipa detalhes da organização

Em entrevista exclusiva, Dra. Andréa Brandão fala sobre a expectativa e as novidades para esta edição do evento, que retorna ao Brasil depois de 24 anos.

Leia +

 
  Grupo de estudos sobre doenças raras chama atenção para a importância do diagnóstico correto Grupo de estudos sobre doenças raras chama atenção para a importância do diagnóstico correto

Neste Dia Mundial das Doenças Raras, a entidade destaca o trabalho do GEDORAC, focado na educação médica.

Leia +

 
  Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, SBC reforça necessidade de conscientização Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, SBC reforça necessidade de conscientização

Presidente do DCM, Maria Cristina Costa de Almeida, reitera importância da prevenção e atenção aos riscos das doenças cardiovasculares, sobretudo nas mais jovens.

Leia +

 
  Crianças acima do peso possuem 75% mais chance de se tornarem adolescentes obesos Crianças acima do peso possuem 75% mais chance de se tornarem adolescentes obesos

A obesidade é um dos fatores de risco para a doença das artérias, chamada de aterosclerose, que se inicia ainda na primeira infância.

Leia +

 
 
 
 
  Cigarro eletrônico pode causar infarto e síndrome coronariana aguda Cigarro eletrônico pode causar infarto e síndrome coronariana aguda

Já há estudos que indicam que esses produtos podem aumentar risco cardiovascular, além de piorar e desencadear asma brônquica.

Leia +

 
 
  Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z” acontece a partir de março Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z” acontece a partir de março

Iniciativa é liderada pelo DEIC. Webinares ocorrem ao longo do ano, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, 20h, e com inscrições gratuitas.

Leia +

 
 
  Curso TECA 360 recebe atualização do livro TECA A Curso TECA 360 recebe atualização do livro TECA A

O treinamento de emergências cardiovasculares avançado passou a incluir as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar.

Leia +

 
 
 
 
  Como gatilhos emocionais podem levar a uma doença cardíaca

O programa Câmera Record tratou sobre a Síndrome do Coração Partido e teve a participação do Dr. Marcelo Westerlund Montera, da SBC.

Leia +

 
  A história da cardiologia

O professor e cardiologista Carlos Antônio Mascia Gottschall lança, como coordenador, o livro “Bases históricas da Cardiologia e desenvolvimento no Brasil”.

Leia +

 
 
     
  SOCESP abre inscrições para trabalhos científicos e premiará as melhores pesquisas cardiológicas do país

Leia +

 
     
  3º Simpósio Nacional em ICFEp ocorrerá no dia 19 de Março!

Leia +

 
 
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Presidente do Conselho Administrativo - João Fernando Monteiro Ferreira
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos, Carolina Gonçalves e Fabiane de Sá | Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.