Caso não consiga visualizar este email, clique aqui
 
 
     
 
 
 

Caros leitores,

A comissão científica nacional do 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia e do Congresso Mundial de Cardiologia 2022 já está organizando as atrações para este grande evento, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Em formato híbrido, a edição contará com mais de 500 palestrantes e mais de 600 horas de conteúdo. Segundo Leandro Zimerman, membro da comissão científica, um tema que não faltará nas discussões é a fibrilação atrial, que está cada vez mais prevalente. Confira matéria na íntegra nesta edição do Jornal da SBC.

O Senado aprovou, na semana passada, a data de 14 de maio para marcar o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher. A proposta, contida no Projeto de Lei (PL) 1.136/19, foi aprovada em Plenário e, agora, aguarda sanção presidencial. Sobre esta conquista, veja o que dizem Gláucia Moraes, membro do Conselho Fiscal da SBC e uma das autoras do texto do PL, e Maria Cristina Almeida, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher (DCM).

E mais: A SBC e o seu Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) emitiram nota de esclarecimento manifestando posicionamento frente às recentes notícias veiculadas nas mídias sociais referentes ao recolhimento dos lotes de medicamentos contendo a losartana ou a combinação fixa losartana e hidroclorotiazida da indústria farmacêutica Sanofi-Medley. O motivo desse recolhimento voluntário, segundo dados divulgados pela própria empresa, refere-se à possibilidade de impurezas nos referidos lotes. Leia a nota completa.

Boa leitura!

João Fernando Monteiro Ferreira
Presidente do Conselho Administrativo da SBC

 
 
 
 
  Fibrilação atrial e estimulação fisiológica estão entre os temas de destaque do 77º CBC
Fibrilação atrial e estimulação fisiológica estão entre os temas de destaque do 77º CBC

Também dentro de arritmia, serão abordados tratamento clínico e desfibriladores, além de temas que interagem com outras áreas da cardiologia, como insuficiência cardíaca.

Leia +

 
  SBC esclarece sobre recolhimento dos lotes de medicamentos contendo losartana ou combinação fixa losartana e hidroclorotiazida SBC esclarece sobre recolhimento dos lotes de medicamentos contendo losartana

Ação foi determinada após serem encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

Leia +

 
  Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, SBC reforça necessidade de conscientização Senado aprova PL que cria Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

Texto foi escrito pelos representantes da SBC, Gláucia Moraes e Marcelo Queiroga, em conjunto com a deputada e cardiologista Mariana Carvalho.

Leia +

 
  Espiritualidade é ciência e se alinha à medicina em prol da saúde das pessoas
Espiritualidade é ciência e se alinha à medicina em prol da saúde das pessoas

Não discutir espiritualidade em medicina sinaliza desatualização científica e, portanto, limitação na qualidade assistencial prestada aos pacientes.

Leia +

 
 
 
 
  Doença renal crônica aumenta risco de doenças cardiovasculares Doença renal crônica aumenta risco de doenças cardiovasculares

Estudos mostram a relação entre a doença renal crônica e a função cardíaca, por isso é fundamental que os médicos se atentem à relação albumina/creatinina.

Leia +

 
 
  Para diagnóstico precoce e melhor tratamento de doenças raras, educação médica é fundamental Para diagnóstico precoce e melhor tratamento de doenças raras, educação médica é fundamental

Membros do DEIC/SBC, Lidia Zytynski Moura e Fábio Fernandes, participaram de seminário promovido pela Folha de S. Paulo em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras.

Leia +

 
 
  Novo curso sobre cuidados paliativos estimula o trabalho em equipe multidisciplinar Novo curso sobre cuidados paliativos estimula o trabalho em equipe multidisciplinar

O cardiologista irá adquirir algumas competências mínimas para reconhecer os principais sintomas de uma pessoa que sofre de uma doença grave no final da vida.

Leia +

 
 
 
 
  Losartana da Medley é retirada do mercado; consumidor poderá ser reembolsado

Confira participação do Dr. Weimar Kunz, membro do Conselho Administrativo da SBC, no SBT Brasil.

Leia +

 
  Crescem as mortes por infarto em mulheres jovens durante a pandemia

Para cardiologistas, parte dos óbitos pode estar ligada a aumento de fatores de risco cardíaco.

Leia +

 
  Mês da mulher: a importância nos cuidados com o coração

Em publicação do Viva Bem/UOL, Dr. João Fernando Ferreira, presidente do Conselho Administrativo da SBC, traz informações valiosas sobre a incidência de doenças cardiovasculares em mulheres, comparando dados da era pré-covid em relação aos últimos meses.

Leia +

 
 
     
  41° Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia juntamente com o 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Leia +

  SOCESP planeja Congresso 2022 com grande participação internacional

Leia +

 
 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Presidente do Conselho Administrativo - João Fernando Monteiro Ferreira
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos, Carolina Gonçalves e Fabiane de Sá | Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.