Caso não consiga visualizar este email, clique aqui
 
 
     
 
 
 

Caros leitores,

No último sábado, 14 de maio, celebramos pela primeira vez, o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, oficialmente instituída pela Lei 14.320/22 - sancionada em abril deste ano, e que contou com participação da SBC na redação do projeto. Confira nesta edição mais informações sobre a data, uma importante conquista por se tratar de um “alerta” de extrema relevância para toda a população, uma vez que as doenças cardiovasculares em mulheres correspondem a um terço dos óbitos femininos no mundo, superando, em letalidade, outras doenças como o câncer de mama e de útero.

Outro destaque é a ampla participação da Cardiologia Intervencionista no 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Mundial de Cardiologia 2022 que discutirá, entre outros temas, a revascularização percutânea. O conteúdo traz os comentários do membro do Conselho Administrativo e coordenador da Comissão Científica da SBC, Paulo Ricardo Caramori.

E para fechar, compartilho ainda a cobertura do webinar que apresentou as atualizações da diretriz sobre tromboembolismo venoso, que padronizam o diagnóstico clínico, laboratorial e por imagem. O tema é de grande importância para cardiologistas que atuam na área clínica, de imagem e candidatos à prova do Título de Especialista em Cardiologia (TEC).

Boa leitura!

João Fernando Monteiro Ferreira
Presidente do Conselho Administrativo da SBC

 
 
 
 
  Revascularização percutânea será tema de várias apresentações clínicas no 77º CBC Revascularização percutânea será tema de várias apresentações clínicas no 77º CBC

Diversos aspectos da cardiologia intervencionista serão tratados no congresso, como a troca valvar aórtica e o fechamento percutâneo de forame oval patente.

Leia +

 
  14 de maio: Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres 14 de maio: Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres

Esta é uma grande conquista celebrada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, que contribuiu com a redação do projeto de lei, de 2019.

Leia +

 
  14 de maio: Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres SBC apresenta atualizações em torno da nova Diretriz brasileira sobre Tromboembolismo Venoso

Especialistas informaram novidades para diagnósticos e tratamento do TEV com base na Diretriz 2022, apresentada em abril.

Leia +

 
  14 de maio: Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres SBC destaca o primeiro curso voltado à Enfermagem na área cardiológica

Capacitação, direcionada para enfermeiros da área clínica e cirúrgica em cardiologia, está com inscrições abertas, no formato EAD.

Leia +

 
 
 
 
 
  Jornal Hoje/TV Globo: Cigarro eletrônico: entidades assinam documento para manter proibição do dispositivo

46 entidades médicas, entre elas a SBC, publicaram, no dia 9 de maio, um documento que alerta para o uso. Eles são proibidos no Brasil há mais de dez anos.

Leia +

 
  Metrópoles: Pressão alta de causa emocional existe? Entenda mais sobre a condição

Picos de pressão por situações de emoção ou estresse acontecem, mas médico explica que são passageiros.

Leia +

 
  GloboNews: Alerta: um em cada três brasileiros tem pressão alta

Citando a SBC, GloboNews destacou aumento de casos durante a pandemia de Covid-19.

Leia +

 
  Metrópoles: Veja 7 maneiras de baixar o colesterol e evitar doença cardiovascular

Apesar de, em níveis controlados, ser importante para o bom funcionamento do corpo, o excesso de colesterol pode prejudicar a saúde.

Leia +

 
 
     
  Regional SBC/AM tem programação especial no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Leia +

  Cardiologistas participam da IX Jornada de Cardiologia do Sul Mato-grossense, em Rondonópolis

Leia +

  Revista científica aborda a inteligência artificial e o tema também estará no 42º Congresso da SOCESP

Leia +

 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Presidente do Conselho Administrativo - João Fernando Monteiro Ferreira
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos, Carolina Gonçalves e Fabiane de Sá | Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.