museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Louvre é o museu mais visitado
Fonte: Folha de S. Paulo

Gabriela Longman
Colaboração para a folha, em Paris


Cerca de 8,3 milhões de visitantes passaram pelo museu parisiense no ano passado, segundo jornal.

Centro Georges Pompidou vem em segundo lugar, seguido por Tate Modern e British Museum, ambas instituições em Londres.

Se tudo der errado na França, Paris talvez pudesse viver da renda de seus museus. Um ranking recém-divulgado pelo jornal londrino "Art Newspaper" elencou os 60 museus mais visitados do mundo em 2007, com o Louvre à frente com larga vantagem.

Foram cerca de 8,3 milhões de visitantes em um ano. Segundo colocado na lista, o Centro Georges Pompidou, também em Paris, recebeu 5,5 milhões de visitas.

As marcas atingidas pelo Louvre indicam uma manutenção da visitação obtida em 2006 (8,348 milhões de visitantes) e uma estagnação do crescimento sistemático de freqüência a que o museu vinha assistindo desde 2003 -5,7 milhões em 2003; 6,9 milhões em 2004; e 7,55 milhões em 2005.

Parte da imprensa especializada associa o grande crescimento à febre "Código Da Vinci", que varreu o planeta nos últimos cinco anos.

"É a sétima vez que venho a Paris e também a sétima que venho ao Louvre", disse a engenheira italiana Paola Marcha, 37. Apaixonada pela coleção de arte egípcia e pela "Vênus de Milo", ela não sabe se terá dinheiro e vontade de visitar a "filial" que o museu terá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com inauguração prevista para 2012. "Por enquanto, a idéia de um Louvre no meio do deserto ainda me soa meio estranha", diz ela.

Firmado no ano passado, o acordo com os Emirados Árabes Unidos prevê que a União de Museus da França receba 1 bilhão (cerca de R$ 2,6 bilhões) em 30 anos. Até agora, 150 milhões (cerca de R$ 383 milhões) já foram pagos.

Vivendo em Paris, a estudante de moda sul-coreana Seun Lau, 23, vai de três a quatro vezes por semana ao Louvre buscar inspiração para as estampas que desenha. "No começo, vinha ver as coleções de pintura italiana [da qual faz parte "Monalisa", de Da Vinci], agora conheço de cor a localização de cada sala e estou apaixonada pelos objetos da Ásia Menor."

Lau entra no museu com o passe "Louvre Jovem", que, por 15 anuais, permite freqüência ilimitada para visitantes de até 26 anos.

"Me faz bem. Além de ver a coleção, fico feliz de freqüentar um prédio que foi fundado em 1190 e desde então foi se transformando. Já foi fortaleza, palácio, museu. Muita gente foi contra a construção da pirâmide [de vidro, projetada em por Ieoh Ming Pei e inaugurada em 1989], mas eu gosto desse resultado de contrastes entre o antigo e o contemporâneo. O museu tem de se manter atualizado", diz a estudante.

À parte a coleção permanente, com 35 mil peças, o museu abriga importantes mostras temporárias. Até 5 de maio, por exemplo, apresenta uma reunião de gravuras do flamengo Van Dyck (1599-1641). No próximo dia 14, começa uma exposição sobre a Babilônia (veja ao lado). A programação da temporada prevê ainda a mostra "Marie d'Orléans 1813-1839", com desenhos e esculturas feitos pela princesa, típicos do romantismo europeu da primeira metade do século 19 e com muitas das obras baseadas na figura de Joana D'Arc.


Concentração
É a primeira vez que o "Art Newspaper" realiza esse tipo de pesquisa, sem distinção entre os museus que cobram entrada e os gratuitos. Apesar de a França abrigar os dois museus mais visitados do mundo, os Estados Unidos é o país com mais museus no ranking (16), seguido por Inglaterra (8).

Dos 60 museus listados, apenas oito estão fora do eixo Europa-Estados Unidos-Canadá. Destes, cinco ficam na Oceania (Austrália) e três na Ásia (um na China e dois no Japão); nenhum na América Latina. Último da lista, o Albertina, em Viena recebeu 550 mil visitantes. Para efeito de comparação, em 2006, a Pinacoteca recebeu 430 mil visitantes; e o MAM-SP, 237 mil.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br