museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Prédio do Automóvel Clube será club de jazz
Fonte: O Globo Online



RIO - Foi selado nesta segunda-feira o destino do antigo prédio do Automóvel Clube, no Centro: ele sediará um clube de jazz com biblioteca virtual, bar com ambientes de época e um espaço de memória, de acordo com reportagem publicada no jornal "O Globo" desta terça-feira. Como anunciou o prefeito Cesar Maia, nesta segunda, uma comissão foi designada por decreto para definir a melhor entre as sete propostas apresentadas há um mês para a ocupação do prédio, em resposta a um edital da prefeitura. A proposta vencedora foi a da Tom Brasil/Vivo, e inclui o investimento de R$ 28 milhões na recuperação do prédio, em péssimo estado.
 
- Sexta-feira teremos uma reunião para estabelecer prazos e elaborar o termo de cessão do imóvel, que deve ser assinado em 15 dias. As obras devem durar um ano e a inauguração deve acontecer uns quatro meses depois - estima o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira.
 
Inaugurado em 1860 com um baile a que compareceu dom Pedro II, o prédio 90 da Rua do Passeio, em estilo neoclássico, já foi residência do Barão de Barbacena e sede da Sociedade de Baile Assembléia Fluminense, da Sociedade Cassino Fluminense e do Automóvel Clube no Brasil, além de palco para o último discurso do então presidente João Goulart antes do golpe de 1964. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o casarão de três andares abrigou o Bingo Imperial até 2003, antes de fechar as portas e abrir caminho para o abandono e a decadência. Desde então, quase virou endereço do Museu da Imagem e do Som, de uma galeria para o acervo art-déco do colecionador português José Berardo e da Biblioteca Central do Rio.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br