museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Museu do Primeiro Reinado amplia programação cultural
Fonte: Correio do Brasil

Por Redação - Rio de Janeiro


O museu fica no bairro de São Cristóvão
Em homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, o Museu do Primeiro Reinado ( Casa da Marquesa de Santos) prossegue, nesta quinta-feira, com o ciclo de palestras inaugurado pelo professor Otto Resende com A Vinda da Família Real: Fuga ou Estratégia. A idéia é colocar em discussão as mudanças sociais do bairro imperial e da cidade após a chegada da família de Dom João VI.

A palestra As mulheres Imperiais e Reais – de D. Maria I até Hoje será ministrada pelo professor Bruno da Silva Cerqueira, na quinta-feira, às 16h. O tema é “Dona Maria I”. Bruno Cerqueira é historiador e foi o idealizador do Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora.

Pela primeira vez nesse ano, o Museu do Primeiro Reinado também recebeu, na segunda-feira, o Projeto Música no Museu, com o programa “De João a Pedro – uma história brasileira no Brasil” com os músicos Neti Szpilman (voz) e Daniel Sanches (piano).

No repertório, foram executados o Hino da França de Caude J. Rouget de Lisle; a Marcha Turca de Mozart; o Ingemisco (Réquiem) de José Maurício Nunes Garcia; o Scottissh de D. Pedro I; o Lundo da Marquesa de Santos de Heitor Villa-Lobos; o Hino da Independência de Marcos Portugal; a Confidências de Carlos Gomes; entre outras.

O Museu do Primeiro Reinado (Casa da Marquesa de Santos) fica na Avenida Pedro II, 293 – São Cristóvão.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br