museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Centro do Rio tem 5 mil imóveis abandonados
Fonte: O Globo Online

 

RIO - O Centro do Rio abriga cerca de 5 mil imóveis abandonados, mostra uma reportagem da repórter Taís Medes, publicada neste domingo pelo jornal O Globo. Entre os imóveis abandonados, estão construções que já viveram dias de glória na cidade, como o casarão da Rua Visconde de Maranguape, ao lado da Sala Cecília Meireles, que possui arquitetura francesa original.

Na Gamboa, região protegida por uma Área de Preservação do Ambiente Cultural (Apac), há uma concentração de sobrados abandonados. Somente na Rua São Francisco da Prainha há pelo menos três. O restante está ocupado por depósitos de comerciantes da região. Perto dali, na Sacadura Cabral, sobrados restaurados foram transformados em estacionamentos.
 
De acordo com levantamento foi feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio (Sinduscon), o abandono da região é resultado do êxodo de moradores ocorrido entre 1970 e 2003, quando o Centro perdeu 50% de seus habitantes.

Muitos imóveis acabam sendo invadidos. A prefeitura jé teve cinco imóveis nessa situação no Centro. Três deles na Praça Tiradentes, que já foram esvaziados, são tombados. Outros prédios acabam inutilizados. No Passeio Público, o antigo Hotel Plaza, com oito mil metros quadrados de área construída, virou um estacionamento.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br