museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Exposição permite ver, pegar, ouvir, cheirar e até comer obras de arte
Fonte: G1

Alícia Uchôa
Do G1, no Rio.


'Poéticas da Percepção' explora os cinco sentidos em 39 obras.
Evento acontece no Museu de Arte Moderna do Rio até o dia 13 de julho.


Poéticas da Percepção: esculturas comestíveis de Eliane Prolik
(Foto: Divulgação)


Esculturas para ver, pegar, cheirar, ouvir e até comer. Os cinco sentidos serão explorados na exposição interativa Poética da Percepção, que começa na próxima sexta-feira (30) no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).


Veja a galeria de fotos

O passeio sensorial permite o visitante ter experiências como a proposta de Eliane Prolik, criadora de uma máquina que oferece esculturas comestíveis, que são, na verdade, balas que se moldam ao céu da boca.

Quem não resiste a um bom aroma vai poder se deliciar com o Bólide de Hélio Oiticica, um saco recheado com um tubo para apreciar o odor do café.

Pão vira obra de arte  
A exposição traz ainda as famosas Máscaras Sensoriais de Lygia Clark e a obra Narizes e Línguas, de Lygia Pape, composta de cinco caixas de madeira com essências e duas telas com pães franceses. Já o tato, um dos mais explorados sentidos no evento, vai poder ser testado com esculturais feitas de texturas, no mínimo, inusitadas, como lâminas de barbear, sangue e até urina.

“A exposição congrega gerações de artistas brasileiros, dos séculos XIX ao XXI, que se dedicaram à aprendizagem de uma poética dos sentidos”, resume o curador Paulo Herkenhoff, que reuniu 39 obras de 35 artistas.

Serviço
A exposição vai até o dia 13 de julho e funciona de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.

Lygia Pape reuniu caixas aromáticas e pães franceses
(Foto: Divulgação)

O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique 85, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Os ingressos custam R$ 5. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. Aos domingos, o museu oferece o ingresso família no valor de R$ 5,00.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br