museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Museu londrino marca aniversário com instalações 'malucas'; veja
Fonte: BBC Brasil


Dez artistas plásticos de vários países foram convidados a transformar o espaço físico da Hayward Gallery, em Londres, em ambientes arquitetônicos inusitados e conceituais que levam o espectador a interagir com a mostra.




 A exposição Psycho Buildings (Construções Malucas, em tradução livre) combina arte e  arquitetura com o uso da cor, luz e do cheiro para estimular o espectador.



Veja aqui algumas das instalações

Uma das obras transformou o terraço da galeria em um lago

Em uma das instalações, por exemplo, o artista artista plástico brasileiro Ernesto Neto explora o cheiro, com uma estufa gigante que traz aromas de cravo e pimenta.

Outra obra, localizada no terraço da galeria, que fica às margens do rio Tâmisa, brinca com o senso de espaço dos espectadores. A instalação Observatory, Air-Port City, do argentino Tomas Saraceno, é uma espécie de cúpula transparente cujo chão é um espelho que reflete o céu. Além disso, a obra tem um andar inflável onde os visitantes podem "flutuar".

"A exposição convida os visitantes a mergulhar nas instalações atmosféricas, cativantes e desconcertantes", afirma uma porta-voz da galeria.

Além de provocar reações diversas entre os espectadores, a exposição modificou o próprio prédio da galeria, com algumas instalações localizadas na fachada e outras expostas em ambientes externos da galeria.

A mostra Psycho Buildings foi encomendada pela Hayward Gallery para comemorar o aniversário de 40 anos da galeria. A exposição fica em cartaz até 25 de agosto.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br