museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Mostra de fotos revela intimidade de Picasso; veja
Fonte: BBC Brasil

Anelise Infante
De Madrid para a BBC Brasil


 
O Museu Picasso de Málaga mostra a partir desta terça-feira o lado mais íntimo do pintor espanhol em seus últimos dez anos da vida.

A exposição Momentos e Olhares, Picasso visto por Otero é uma seleção de 87 fotografias em preto e branco feitas na casa do artista, que reproduzem o lado mais cotidiano de Picasso.

O fotógrafo registrou a vida pessoal e
 profissional do artista
 

A série pertence ao acervo de 4 mil fotos tomadas na mansão de Mougins, no sul da França, onde o artista se exilou durante a ditadura de Francisco Franco na Espanha.

Veja fotos da exposição

As imagens foram feitas pelo fotógrafo argentino Roberto Otero, amigo íntimo de Picasso, que entrou no círculo de amizades do pintor malaguenho através do poeta espanhol Rafael Alberti. Ambos eram comunistas e críticos do regime militar espanhol.

Processo criativo

Entre os anos 1960 e 1971, Otero retratou Picasso em seus momentos mais íntimos. Recebendo amigos, rodeado por parentes ou em seus processos de criação.

Nas descrições do fotógrafo (que morreu na Espanha em 2004) Picasso aparece como um artista inquieto no momento de trabalho, mas imerso em uma atmosfera muito tranqüila em casa ao lado de sua última esposa, Jacqueline Roque.

As curadoras da mostra, Sofía Díez e Carmina David-Jones, explicaram que Jacqueline, musa de Picasso durante os 20 anos finais de vida do pintor, “impunha sua silenciosa presença; ela estava sempre ao redor de tudo o que acontecia”.

“Talvez o máximo que as imagens de Otero tenham podido registrar de Jacqueline seja sua silhueta de costas, em que ela aparece sentada, com as pernas cruzadas e segurando um cigarro”, descreveram as curadoras, em comunicado à imprensa.

Roberto Otero foi o único que fez imagens contínuas na casa de Picasso em Mougins. O fotógrafo argentino, que publicou sete livros sobre o artista, manteve o acervo guardado durante décadas, salvo algumas fotos publicadas em seus livros.

A série foi adquirida pelo Museu Picasso de Málaga em dezembro de 2006. Momentos e Olhares ficará aberta ao público até 20 de agosto.
 


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br