museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Centro de Cultura e Memória do Jornalismo terá patrocínio da Petrobras
Fonte: AGÊNCIA PETROBRAS



Foto: STÉFERSON FARIAA história do jornalismo brasileiro contada por quem construiu a sua trajetória. O Centro de Cultura e Memória do Jornalismo terá a missão de registrar a memória oral do jornalismo, além de fazer um levantamento das principais fontes, documentos e acervo da imprensa brasileira.

O lançamento do projeto aconteceu na noite de quarta-feira, na Academia Brasileira de Letras (ABL) e contou com a presença da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Suzana Blass; a representante da Federação Nacional dos Jornalistas, Suzana Tatagiba, e do Gerente de Imprensa da Petrobras, Lucio Pimentel. Além dos representantes da ABL, da prefeitura do estado do Rio de Janeiro.

Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro com patrocínio da Petrobras, o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo tem o objetivo de informar o que se passou no Brasil e na imprensa nos últimos 200 anos, mostrando suas transformações e motivações.

O Centro será instalado em um imóvel cedido pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Lá, serão realizados cursos, debates, exposições e seminários, com objetivo de estimular a reflexão pública acerca do jornalismo.

Uma empresa já foi contratada para pesquisa e reunião do acervo. Um grupo de jornalistas – Marcelo Beraba, Luiz Garcia, Cícero Sandroni, Ana Arruda Callado, Evandro Teixeira e Regina Zappa – serão consultores do desenvolvimento do Centro.

Para o gerente de imprensa da Petrobras, Lucio Pimentel, patrocinar o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo é a certeza de estar contribuindo para a liberdade de expressão e o acesso à informação. “Este é um projeto que contará a história de quem vem contando a história diariamente”, afirmou.

Suzana Blass ressaltou a importância deste projeto para o Sindicato. “Hoje o nosso sonho começa a se materializar”, comemorou. Ela afirmou que a inquietude do jornalista é o pilar de uma democracia.

O trabalho de construção deste acervo estará aberto à colaboração de toda a classe de jornalistas.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br