museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Mostra no Museu da Língua Portuguesa procura aproximar o leitor da obra de Machado de Assis
Fonte: Diário de S. Paulo

Mariana Zylberkan - Diário de S. Paulo


Exposição sobre Machado de Assis / David Barros - DispSÃO PAULO - Neste ano completa-se o centenário de morte de Machado de Assis, considerado o maior autor da literatura brasileira. Só esse motivo já seria suficiente para justificar a montagem da exposição "Machado de Assis: Mas este capítulo não é sério", que abre nesta terça à visitação pública no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Porém, a organização da mostra quis ir mais longe e decidiu fazer do evento uma oportunidade para promover um novo olhar sobre o escritor.
 
- A idéia é tirar a fama de chata da obra de Machado de Assis, principalmente entre o público jovem, que tem que lê-la para o vestibular - diz Cacá Machado, um dos organizadores.
 
'Memórias Póstumas'
Para isso, a montagem da exposição foi inspirada na maneira como o escritor criou uma de suas obras mais lidas, o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
 
- É quando ele inaugura uma narrativa irônica e cheia de senso de humor, além de ser o primeiro a ser escrito de uma forma não-linear - conta Machado.
 
Como nos livros, a mostra está dividida em capítulos, mas que não precisam ser "lidos" em seqüência.
 
Um deles trata das personagens femininas machadianas e foi batizado de "Olhos de ressaca", em homenagem à Capitu, de "Dom Casmurro".
 
O período da escravidão no Brasil, muito presente em seus livros, é o tema da segunda parte. Há um outro capítulo batizado de "Medalhões", que mostra o lado "celebridade" do escritor, que chegou a estampar notas de mil cruzados com seu retrato.
 
Além disso, o organizador conta que há uma sala de cinema onde são exibidos vídeos em que leitores lêem seus trechos favoritos da obra de Machado.
 
Antes de ir embora, o visitante pode folhear um dos 400 livros dispostos numa prateleira gigante, que reúne a obra completa de Machado de Assis, nas mais diversas edições.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br