museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Palacete pode virar casa de festas
Fonte: Globo Online

Marina Gonçalves


Prefeitura é contra, mas Inepac diz que proposta não fere normas de tombamento
.

Uma das últimas chácaras urbanas na cidade, o Palacete Modesto Leal, em Laranjeiras, pode virar casa de festas.

O imóvel, que já teve propostas para ser transformado em galeria de artes plásticas ou sediar o acervo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e pelo município. A notícia da criação da casa de festas partiu de pessoas próximas à família e foi anunciada ontem pelo prefeito Cesar Maia, em seu boletim na internet: — Agora se tem notícia de que seus controladores estão querendo transformá-lo em casa de festas, ou seja, dando caráter diversificado para o palacete e mesclando um ou outro casamento sofisticado, ou reunião de grandes empresas, com um caça-níqueis de festas.

Marco Monteiro, diretor do Inepac, afirmou que a proposta não fere as normas do órgão, desde que a arquitetura do palácio não seja descaracterizada. Patrícia Leal, uma das descendentes da família Modesto Leal, explicou que existem diversos projetos para o palacete, não só propriamente para festas: — A idéia da família sempre foi a de preservar a casa, mas é bom que ela dê receita de alguma forma. Alguns projetos anteriores foram negados.

Realizamos uma festa de bodas de ouro recentemente, mas ainda não há nada definido.

Queremos fazer algo mais voltado para arte. Já estou tentando realizar uma exposição de quadros.

Apesar de não haver impedimentos pelo Inepac, Cesar Maia é contra o projeto.

Segundo ele, a prefeitura analisa de que forma legal pode inibir esse tipo de uso. Localizado na Rua das Laranjeiras 304, o Palacete Conde Modesto Leal ocupa uma área de 50 mil metros quadrados. O projeto em estilo eclético, de Antônio Januzzi, foi executado em 1900, sobre uma residência preexistente de 1882, a pedido do conde Modesto Leal.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br