museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Planetário Inflável é atração no Museu de Astronomia
Fonte:
JB Online


RIO - No próximo sábado, dia 26 de julho, um Planetário Inflável estará à disposição dos visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A cúpula projeta a simulação de uma noite estrelada, o que permite ao público aprender sobre o céu e seus movimentos. O evento começa às 16h e a entrada é gratuita. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão.

Com 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro, o planetário comporta até 30 pessoas em cada apresentação. O objetivo da atividade é explicar como funciona a dinâmica dos movimentos celestes, além de apresentar os planetas do sistema solar e a mitologia grega associada às constelações. A observação na cúpula inflável acontece todos os 4º e 5º sábados do mês.

Ainda no sábado, logo após a simulação na cúpula inflável, é hora de observar o céu “de verdade”. A partir das 17h30, o público conhece galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas. A entrada também é franca. A observação do céu desenvolve-se em duas partes. A primeira prepara o público através da projeção de vídeos com temas astronômicos.

Na segunda, os visitantes vão para a área externa do Museu e observam, através de grandes telescópios, uma série de astros, como aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas, planetas e a Lua. Um astrônomo ou monitor especializado conduz a observação e esclarece dúvidas. A observação é realizada todas as quartas e sábados, sempre de 17h30 às 20h.

A programação de final de semana no MAST não para por aí. No domingo, dia 27, às 16h, será realizada a oficina “Faça Você Mesmo”. Nela, o visitante é convidado a construir diferentes aparatos científicos, como bússolas e relógios solares. E o melhor, cada um pode levar para casa o aparato que construir. A atividade acontece todo 4º domingo do mês e a entrada é gratuita.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br