museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Maior coleção de relógios preciosos do mundo pela 1ª vez no Brasil
Fonte:
JB Online


RIO - Duzentas preciosidades, tesouros que marcaram as vidas das mais notáveis personalidades do século XVII ao XIX, estarão na mostra O tempo sob medida, que o CCBB Rio apresenta de 29 de julho a 14 de setembro, com curadoria de Luiz Geraldo Dolino.

Os modelos fazem parte da coleção da Fundação Medeiros e Almeida – única no gênero – com cerca de 700 exemplares. É a primeira vez que esse tesouro sai de Portugal. No conjunto, algumas obras merecem maior destaque, como é o caso dos relógios franceses fabricados pela Casa Breguet.

Outro destaque é a peça considerada o luxo máximo da arte sacra a serviço da medida do tempo: a Virgem com o Menino – relógio autômato de coluna em bronze dourado, cujo movimento se encontra no interior de base hexagonal em ébano. Na coroa da Virgem Maria, o relógio tem as horas gravadas em ouro.

Exemplares de bolso também farão parte da exposição, incluindo os modelos exclusivos Barwise (1790-1842), tal como o que figura em diversas pinturas e ilustrações representando o Príncipe Dom João em sua chegada ao Brasil em 1808.


Relógio despertador 'de vela'

Os relógios despertadores constituem outra raridade do acervo. Neste caso, o destaque é Godfrie Poy (1718-1750), cujas obras, realizadas em bronze dourado e com aplicações em prata, dispõem de um mecanismo acionado e disparado com pólvora capaz de acender uma vela no candelabro que integra a peça.

Entre os relógios de pé está a série criada por Thomas Tompion (1638-1713), que trabalhava em caixas esculpidas em madeiras originárias do Novo Mundo, notadamente o Pau Brasil. Thomas Tompion é considerado o mais importante de todos os fabricantes ingleses. Suas máquinas são tidas como os “Rolls Royce” da relojoaria.


Relógio de bolso D. Pedro V

Os modelos personalizados - encomendados aos mais famosos ourives da época e que trazem suas esfinges e outras recomendações de seus proprietários - também são verdadeiras relíquias.

O tempo sob medida contará também com peças do mobiliário de época, pinturas, ornamentos e tapeçarias também do acervo da Fundação Medeiros e Almeida, que serão exibidos como obras de arte complementares à coleção de relógios.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66. Informações: (21) 3808-2020. Horário: de 3ª a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.


Relógio de mesa alemão


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br