museu do coração público-alvo fluxo de visitação exposição permanente
atividades educativas espaços culturais exposições temporárias/itinerantes
FAÇA UM TOUR PELO
MUSEU VIRTUAL
home
notícias
gestão do museu
divulgação
entre em contato
prevenção cardiovascular
notícias
Salvação do Hotel das Paineiras depende do estacionamento
Fonte: G1

Vivianne Banharo, Do G1, no Rio


Seminário discutirá futuro da área e como abrir vagas para carros na floresta.
Prédio centenário foi a concentração da seleção brasileira na Copa de 1970.

O centenário Hotel das Paineiras, fechado há 25 anos, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, já teve o projeto de revitalização discutido muitas vezes. Ricardo Calmon, diretor do Parque, acredita que, desta vez, o projeto, que inclui a construção de mais um nível de estacionamento, vai sair do papel. Com Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente, o projeto volta a ser discutido.

“O Minc conhece muito bem o Parque e entende a importância deste projeto para a cidade”, afirma Calmon.

No próximo dia 8 de setembro, a Câmara Técnica de Turismo do Parque Nacional da Tijuca promove um seminário na Associação Comercial do Rio de Janeiro para discutir o futuro do Hotel das Paineiras. A idéia é debater e apresentar as possibilidades de utilização do espaço, o programa de gestão e um pré-dimensionamento do projeto.

“Já posso adiantar que tenho uma preocupação grande com o estacionamento. Vamos construir pelo menos mais um nível para conforto dos visitantes”, adianta Calmon.

Veja a galeria de fotos das instalações do Hotel das Paineiras

O parque recebe em média duas mil pessoas por dia e nos finais de semana este número pode chegar a cinco mil. Com a revitalização, o espaço vai se tornar uma área de apoio ao visitante, com restaurante, bar, banheiros e, segundo o diretor do Parque, uma área de referência ambiental, com exposições, cursos e convenções.

Prédio está em más condições, mas não em ruínas

Entre os modelos de gestão que podem ser adotados para a área do antigo Hotel das Paineiras estão a concessão total ou parcial, modelo de patrocínio e compensação ambiental para empresas. O seminário vai pôr em discussão o melhor formato de utilização e administração, que, uma vez definido, abre caminho para a licitação.

“Nossa expectativa é que o edital seja lançado daqui a dois meses. O projeto arquitetônico vai ser selecionado em concurso público do Instituto de arquitetos do Brasil”, diz Calmon.

Apesar das janelas quebradas, das infiltrações e de muito limo, o prédio não está em ruínas. O imóvel passou por obras enquanto esteve em concessão à Universidade Veiga de Almeida, que chegou a construir mais um andar. Mas, como não foi adiante, o hotel foi devolvido recentemente à União.

O local que serviu de concentração para a seleção brasileira nas eliminatórias da Copa de 1970 e de hospedagem para vários presidentes da República, entre eles Getúlio Vargas e Café Filho, já foi o concorrente do Copacabana Palace na primeira metade do século passado. Com uma das mais belas vistas da Zona Sul carioca, o Hotel das Paineiras comemorou seu centenário em 1984.


VOLTAR

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | museu@cardiol.br