Congresso no Rio atrairá as atenções do mundo para a prevenção das doenças do coração

Os maiores especialistas do mundo em prevenção de doenças do coração estarão no Rio de Janeiro de 29/11 a 02/12 para um evento cujo objetivo é discutir alternativas para reduzir drasticamente as 17,3 milhões de mortes que ocorrem a cada ano no mundo em decorrência de doenças cardíacas, 315 mil das quais no Brasil.

A informação é do presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade, que considera que o III Brasil Prevent & I Latin American Prevent, a ser iniciado na próxima semana no Rio de Janeiro, como um dos mais importantes eventos na área de prevenção cardiovascular já realizado no mundo.

A Carta do Rio de Janeiro

Um dos pontos relevantes do encontro internacional será a elaboração de um documento a ser escrito e assinado pelas mais destacadas sociedades de cardiologia do mundo, dentre elas a World Heart Federation, a American Heart Federation, European Society of Cardiology e Interamerican Heart Federation, conjuntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, acerca da elevada incidência das doenças do coração no mundo, na América Latina e no Brasil e alertando para os fatores determinantes destes alarmantes índices epidemiológicos e a forma mais adequada de prevenir estas doenças.

O documento, "A Carta do Rio de Janeiro", será distribuído a todo o mundo por meio dos portais das sociedades de cardiologia, como um alerta à população sobre os fatores que são responsáveis pela maior causa de morte do ser humano em todo o mundo neste início de século.

Os princípios que nortearão o congresso estão de acordo com a preocupação da Organização Mundial da Saúde com a mortalidade cardiovascular, que continua aumentando e deverá chegar a 23,6 milhões de mortes em 2030.

A Posição do Brasil

“Com este encontro, o Brasil se inscreve definitivamente no calendário da prevenção cardiovascular mundial”, enfatiza o presidente da SBC.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem desenvolvido ações consistentes na prevenção das doenças do coração. O Brasil é líder no combate ao tabagismo com expressiva redução no percentual de fumantes, que baixou de 34% para 14% da população. E é um dos poucos países que conseguiu um acordo com a indústria de alimentos para que reduza o nível de sal nos produtos industrializados, fator extremamente relevante no controle da hipertensão arterial.

A campanha “Eu sou 12 por 8”, do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, já atingiu um universo de mais de 30 milhões de pessoas e, aliado à distribuição gratuita de medicamentos para controle da hipertensão pelo Ministério da Saúde, é fator relevante para redução da mortalidade cardiovascular determinada pela pressão elevada.

A recente campanha "Coração Alerta", iniciada pela SBC e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, pretende reduzir em 140.000 a mortalidade por Infarto do Miocárdio no Brasil até a Copa do Mundo de 2014.

Participação Internacional

Glaucia Moraes, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, ressalta que as maiores expressões científicas da prevenção cardiovascular mundial estarão no Rio de Janeiro, o que tornará a cidade do Rio entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2012 a "Capital Mundial da Prevenção das Doenças do Coração".

Entre as autoridades cardiológicas esperadas no Rio estão Sidney S. Smith, que preside a Federação Mundial do Coração, Panus Vardas, presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, Donna Arnett, que preside a American Heart Association, Daniel Piñero, presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia, além de outros especialistas da Alemanha, Inglaterra, Chile e do Uruguai, países cujo perfil epidemiológico se aproxima daquele que existe no Brasil.

Atividade com a população

Além da extensa programação científica, haverá também atividades diretamente com a população com informações sobre os fatores de risco das doenças do coração. Dentre as ações, acontecerá a caminhada “Eu Cuido do meu Coração", que será realizada entre o forte de Copacabana e o Hotel Windsor Atlântica. Está prevista também farta distribuição de material informativo em uma tenda armada na praia de Copacabana.


Desenvolvido pela Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2012
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br