Perder namorada ou morte de esposa pode dar infarto, se faltar condicionamento

O estresse causado pelo fim de um namoro ou pela morte do companheiro é suficiente para afetar o coração e pode resultar até em infarto, se a pessoa não estiver bem condicionada fisicamente. Esta é a tese que o cardiologista Nabil Ghorayeb apresenta no Brasil Prevent, que começa hoje, dia 30 de novembro, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é atacar, através da prevenção, a epidemia de doenças cardiovasculares que, segundo a Organização Mundial da Saúde mata 17,5 milhões de pessoas por ano, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade. Para o especialista, é mais barato e eficaz prevenir as doenças cardíacas, quase sempre evitáveis, do que tratá-las. Para isso é preciso controlar os fatores de risco, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, nível de colesterol e sedentarismo.

O sedentarismo é muito grande no Brasil, garante Nabil Ghorayeb, por isso a campanha dos cardiologistas juntamente com o Ministério dos Esportes para divulgar a importância do exercício físico, praticado por apenas 8% dos brasileiros, segundo o Ministério.

Nabil explica que 20% da população exercita-se eventualmente, mas quem faz esporte ou caminhada sozinho abandona a prática em seis meses, é melhor caminhar em grupo. “Exercitar-se não é apenas caminhar”, ensina o médico, é preciso fazer o que os americanos chamam de brisk walking, isto é, uma caminhada enérgica, acelerada, 60 passos por minuto.

Ainda segundo o cardiologista, o Brasil tem 320 mil mortes por doenças cardiovasculares a cada ano e um dos fatores de risco cardíaco é o estresse. “Dependendo do caso, um enfarte pode ser causado pela perda de um parente, o heart brake, demissão do emprego, rompimento de um namoro, um desastre, mesmo que a pessoa envolvida não fique ferida”.

Nesses casos de estresse repentino, que não há como evitar, se a vítima estiver bem condicionada fisicamente, embora haja liberação de adrenalina, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, o coração aguenta, diz o médico. “O condicionamento físico funciona como um fio terra e o estresse é suportado pelo organismo sem consequências”, por isso a grande importância do Brasil Prevent cujo objetivo é conseguir reduzir a morbidade cardíaca por meio da prevenção.
 
Serviço
Mesa-redonda do Nabil Ghorayeb – sábado (1º), 8h15
Hotel Windsor Atlântica – Avenida Atlântica, 1020 - Copacabana
Contatos para imprensa: (11) 99191-3252 / (11) 5533-8781

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC


Desenvolvido pela Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2012
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br